Conheça mais detalhes sobre
Construção a Seco

Materiais ecológicos para construções favorecem a qualidade da casa

Materiais ecológicos para construções favorecem a qualidade da casa

Autor: Heloisa Pomaro

12 nov

A sustentabilidade é um tema de grande relevância na atualidade e muitas pessoas gostam de colaborar de alguma forma. A contribuição pode iniciar dentro de casa, a começar na etapa de construção. Que tal optar por materiais ecológicos que proporcionam qualidade ao seu lar?

Talvez você pense que ser ecologicamente correto deva acarretar em custos maiores na construção civil, mas a verdade é que os materiais ecológicos podem muitas vezes representar economia. Pense em uma lâmpada LED, por exemplo: ela é mais duradoura e ainda reduz a conta de energia, por ser mais econômica.

Na mesma linha de raciocínio, é possível pensar em vários elementos que agregam positivamente à sua casa. São materiais que favorecem a climatização, a resistência, segurança e muito mais.

Todas essas características representam um lar de qualidade para a família. Mas afinal, que materiais ecológicos usar? Vamos conhecer alguns deles agora!

Tintas ecológicas

As tintas são elementos de construção com várias toxinas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, derivadas de petróleo e outras substâncias nocivas. No entanto, já é possível encontrar tintas consideradas “verdes”.

Esses materiais ecológicos são feitos à base de água, que evitam a contaminação de lençóis freáticos e do sistema respiratório.
Outra opção são as tintas feitas a base de óleo vegetal, que também não possuem produtos químicos prejudiciais à saúde.

Janelas amplas

Janelas grandes são elementos estrategicamente pensados na sustentabilidade. Isso porque elas favorecem a maior incidência de raios solares e vento no interior da casa.

O pensamento ecológico está na economia de energia durante o dia, dispensando a necessidade de luzes acesas. Além disso, esse tipo de janela proporciona o conforto de um clima mais agradável dentro de casa.

Gesso acartonado

As placas de gesso acartonado trazem uma boa vantagem para quem pensa em economia e ecologia. São elementos de revestimento para as paredes que substituem o gesso tradicional e trazem uma vantagem sem igual para o proprietário.

Eles possibilitam identificar facilmente vazamentos e infiltrações. Isso quer dizer que o problema pode ser facilmente identificado e rapidamente resolvido.

Em construções padrões, pode levar até anos para que o vazamento seja descoberto. O gesso acartonado corta o problema na raiz, trazendo economia de água e até de dinheiro na reforma, pois basta trocar a(s) placa(s) danificada(s), sem necessidade de quebrar a parede.

Aço galvanizado

Em alguns tipos de construção, o esqueleto do projeto pode ser executado com vigas de aços, que dá a sustentação da obra. Estamos falando especificamente de aço galvanizado, que possui um revestimento de zinco anticorrosivo. Com isso, o material revela a qualidade para um imóvel mais resistente do que as vigas tradicionais.

Além desses fatores, o aço é um material ecológico porque seu sistema de criação gera poucos resíduos prejudiciais à natureza. Ele também possibilita a produção de quantidade mais baixa de entulho nas construções e permite fundações menos profundas, causando menos dano ao solo. Além do aço ser 100% reciclável.

Sistemas Eco Eficientes

O sistema eco eficiente deixou de ser uma opção e passou a ser obrigação nos projetos de construções civis atuais.

Esta proposta visa construir edificações saudáveis e sustentáveis, otimizando os recursos naturais, como por exemplo: reuso da água da chuva, reciclagem de esgoto, uso de energia renováveis (fotovoltaico, telhado verde e outros) e utilização de materiais que causam menor impacto ao ambiente.

Gostou da nossa lista? Esses materiais são bastante utilizados em um sistema de construção sustentável com demanda crescente no Brasil. Estamos falando do Light Steel Frame, que tem como base o aço galvanizado e utiliza outros materiais ecológicos.

Se você ainda não conhece esse modelo, pode começar descobrindo os principais elementos da construção em Light Steel Frame. 

Baixe o nosso checklist gratuito

“Itens essenciais para construir a casa própria por Light Steel Frame” e entenda por que o LSF tem qualidade superior à alvenaria tradicional.

 

Feito com por: magnífico.digital