Conheça mais detalhes sobre
Construção a Seco

Construção Sustentável: Broto da Mata reforça conceito de moradia ecológica

Construção Sustentável: Broto da Mata reforça conceito de moradia ecológica

Autor: Heloisa Pomaro

01 maio

A sustentabilidade é um tema que rende bastante preocupação nos novos projetos, mas existe um condomínio que leva essa preocupação ao extremo: é o Broto da Mata, que conta com a construção sustentável do Light Steel Frame.

A ideia de um projeto de construção sustentável visa minimizar os impactos da vida humana no meio ambiente. Equilíbrio é a palavra de ordem: menos desperdícios, água de reuso, coleta seletiva, economia de energia elétrica, mais espaços verdes, alimentos naturais com presença de hortas e muito mais.

O Condomínio Broto da Mata segue bastante esse cenário. Trata-se de um complexo totalmente sustentável na cidade de Guararema-SP.

O Broto da Mata consiste em 15 casas de 155 m² cada, que ficam em uma área de grande preservação de matas e contam com energia 100% solar. Há painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol e garantem a eletricidade nos imóveis.

Entre outras soluções inteligentes, há aproveitamento da água da chuva e tratamento do sistema de esgoto para reutilização. A ideia é permitir uma moradia diferenciada para pessoas com a mesma preocupação ambiental. Sem contar o benefício de economia nos custos de vida, certo?

O selo Green Building Council e o Light Steel Frame na construção sustentável

A elaboração do Condomínio Broto da Mata foi feita com a ideia de obter o selo Green Building Council (GBC). Este é uma certificação que garante que as edificações obedeceu diversos critérios ambientais desde a concepção do projeto até a entrega da obra.

Para conquistar o selo, a aposta do condomínio foi um projeto com apenas 30% de ocupação humana e os outros 70% de área verde. Essa é a regra para os moradores que desejam fazer alterações em seus espaços. As ampliações da casa ou outras instalações devem respeitar a proporção.

Há outros itens também importantes para o Green Building Council. Cada preocupação ambiental gera pontos, como a energia solar, reuso de água, reciclagem, qualidade de vida dos moradores, origem e forma de descarte de materiais de construção etc.

E é justamente na questão da construção que está um dos destaques do Broto da Mata: o sistema Light Steel Frame. Trata-se de um sistema construtivo com grande teor sustentável. Até por utilizar água somente no processo de fundação, ou seja, 80% menos do que uma construção convencional.

Mas o meio ambiente também é favorecido através da reciclagem. O aço galvanizado que forma a estrutura, por exemplo, é ecológico pois, todo o material pode ser reciclado. O resultado apresenta ainda uma baixa formação de resíduos, contribuindo bastante para uma construção sustentável.

Que tal se unir a essa ideia de construção sustentável?
Confira os serviços da Micura e invista no Light Steel Frame com economia e sem estresse!

Feito com por: magnífico.digital